Global Shapers no Brasil e no exterior
Assumi o posto de Curador do Global Shapers Brasília em outubro de 2013, selecionando jovens candangos, de 20 a 30 anos, para se engajarem nesta rede mundial fundada pelo Fórum Econômico Mundial. A nossa missão é “Improve the State of the World”, por isso atuamos por meio de projetos de impactos sociais na nossa comunidade. O mesmo ocorre nos mais de 500 hubs (cidades-sedes) que estão espelhados pelo mundo com cerca de 4.900 shapers (jovens).
Em maio 2014, fui um dos 50 selecionados para ir ao World Economic Fórum Latin América na Cidade do Panamá, onde tive o prazer de participar de um dos maiores fóruns de discussão do mundo, com a presença dos setores público, privado e da sociedade civil. Neste encontro vivenciei o que em 4 anos estudei na universidade como governança global, relações internacionais e muito mais.
Em agosto, tive a responsabilidade de representar o nosso hub em Genebra no Annual Curators Meeting, evento que reuniu 378 Curadores de todo o mundo, para trocar experiências e desenvolver o networking da rede Global Shapers. Foram 5 dias intensos de debates, treinamentos de liderança, palestras e atividades sociais. Posso garantir que aprendi mais nesse evento do que em muitos anos de vida. A presença dos maiores jovens impactadores sociais do mundo, em um só local, me abriu a cabeça para novos caminhos nunca antes sonhados na minha concepção de “futuro”.
Empreendedorismo social, economia criativa, desenvolvimento sustentável, cidades criativas, foram os temas que me acompanharam no caminho de volta e até hoje perfilam entre os assuntos que mais me interesso em conhecer e estudar. Fato é que a Comunidade Global Shapers me permitiu pensar fora da “caixinha”, sair da bolha que vivia, onde a vida era fruto de um trabalho sem nexo e sem sentido para o mundo.
Essa empolgação me fez querer conhecer mais e vivenciar mais dessa experiência fantástica, foi quando, junto com os outros curadores do Brasil, instituímos a necessidade anual de um encontro dos Shapers brasileiros. Em novembro de 2014 fomos recebidos pelo incrível hub do Rio de Janeiro que conta com empreendedores do Brownie do Luiz, Meu Rio, Benfeitoria, Sistema B, Goma… e muito mais. O encontro foi sensacional, cheio de um espírito positivo e conectado com projetos que prometem impactar a nossa sociedade de forma positiva e dinâmica.
Por fim, gosto de dizer que 2014 foi um ano de transformações para mim, tudo isso fruto de uma simples atitude, querer mudar o mundo impactando aqueles que estão perto de mim. Obrigado!