Quais são as dicas para a véspera da defesa?
-
O mais importante é ter em mente a estrutura argumentativa do seu trabalho. Lembre-se: o assunto é seu, ninguém sabe mais sobre a sua tese do que você. Então se sinta confortável com isso e siga em frente!
-
Estratégia: se gravar falando é sempre útil; a partir disso, você pode se escutar e identificar onde é possível melhorar; a boa surpresa é que provavelmente na hora da apresentação deve sair melhor do que qualquer gravação!
-
Concentre-se nessas últimas horas de preparação, nada mais importa nesse momento. O tempo investido agora não será em vão e essa é a única oportunidade que você tem para fazer isso.
-
Não se prenda ao papel (é a dica básica para qualquer apresentação) - pelo menos treine sem eles.
-
Tenha domínio de onde cada argumento principal está na tese, ou seja, marque essas passagens na versão impressa do trabalho que você levará consigo para a defesa (caso você precise consultar de forma rápida para sustentar uma ideia).
-
Elenque os pontos frágeis da sua tese, aqueles que você já sabe de antemão que podem ser alvo de críticas.
-
Conheça o estilo da sua banca (na véspera: busque o máximo de informações sobre o avaliador externo; antes da véspera: saiba como o seu orientador se comporta nessa posição em bancas de defesa, isto é, assista outras apresentações). Há orientadores que são um verdadeiro braço direito para o aluno (assume a responsabilidade pelas escolhas feitas no trabalho junto com o aluno), outros podem jogar você debaixo do ônibus… Previna-se!
Para outras dicas sob ponto de vista de um professor orientador, veja este vídeo sobre O que esperar da banca de defesa.