Submeter a candidatura em cima do prazo é ruim?
As instituições que possuem prazos fixos não aceitam receber candidaturas depois do estabelecido; o candidato terá de necessariamente esperar o próximo ciclo. A única exceção são instituições que aceitam alunos on a rolling basis, isto é, enquanto houver vagas disponíveis.
Respondo a pergunta pensando no contexto de quem está querendo submeter o application exatamente no último dia do prazo e não antes.
Existem duas diferenciações importantes sobre applications que são enviados em cima do prazo: aqueles feitos em cima da hora (literalmente na noite do deadline) e provavelmente deixam a desejar; e os que estão sendo preparados há algum tempo, mas exatamente pelo candidato se preocupar com os detalhes e com a qualidade do material, não foi possível finalizar tudo com antecedência.
Se o seu application está no segundo grupo, a princípio não é prejudicial apresentá-la em cima do prazo. Se você submete um dossier de qualidade, você tem chances de ser aceito independentemente da quantidade de vagas.
Mas por quê menciono o número de vagas? Pois via de regra o número de vagas disponíveis é menor para quem envia o application na última rodada da submissão (algumas instituições diferenciam early applications e standard/regular submissions). Nesses casos (em especial para instituições de grande porte), os comitês de avaliação se reúnem antes do Natal e aceitam uma certa quantidade de applications. Um número de vagas ainda fica reservado para bons candidatos que vão submeter a candidatura depois (observando a data limite).
O ideal é estabelecer como meta a submissão da candidatura logo quando o período de applications abre (Setembro/Outubro/Novembro, a depender da instituição - consulte o site de cada programa). A revisão das candidaturas pode ficar em stand-by, mas quanto antes você submete, mais cedo você receberá o retorno. Maxime as suas chances de conseguir uma vaga estando entre os primeiros applications submetidos.
Caso não seja possível submeter o application “cedo, recomendamos ao menos que você não deixe para clicar no “submit” na última hora - lembre-se que o sistema da universidade pode estar sobrecarregado e você não quer colocar todos os seus esforços à mercê de problemas técnicos, não?!