Como conseguir uma bolsa de estudos?
Em primeiro lugar, é necessário definir qual bolsa você gostaria de tentar. Isso porque cada programa de bolsas pode requisitar perfis e trajetórias diferentes dos candidatos, não há uma “fórmula geral”.
Se tivéssemos que generalizar, candidatos à bolsa precisam ter CV interessantes e apresentar uma candidatura super bem feita para se destacar entre as demais candidaturas. Se você não sabe por onde começar, agende uma conversa com um dos nossos consultores.
De um ponto de vista pragmático, existem ao menos quatro caminhos para você considerar:
- Tentar o processo seletivo de universidade internacional que já ofereça bolsas institucionais;
- Ter sido aprovada em uma vaga internacional e tentar um edital de bolsas (nacional ou internacional, não vinculado à universidade) que contemple a sua área de estudos;
- Começar o curso no exterior e ser contemplada com alguma oportunidade por lá;
- Conseguir uma bolsa governamental.
Consulte a nossa página de bolsas e entenda melhor essas categorias.
Lembre-se que as chances de conseguir uma bolsa no meio da graduação são menores - você pode fazer cursos de verão, por exemplo, mas o número de bolsas são limitados. Antes de mais nada, é necessário você tenha domínio de alguma língua estrangeira - se você souber alemão, por exemplo, é possível participar do programa do governo da Alemanha.
Antes de pensar sobre “como conseguir uma bolsa”, sugiro que você considere os seguintes aspectos:
- Aprimore sua fluência em idioma estrangeiro, a começar pelo inglês - isso não significa apenas viajar ou realizar intercâmbios, mas sim estudar com o objetivo de alcançar um domínio C1-C2 em provas de proficiência (porque se você quer ser contemplada(o) com uma bolsa, é necessário tirar uma nota bem alta).
- Reflita sobre as suas expectativas em relação a estudar no exterior: Quando você pensa no seu mestrado, o que você espera obter dessa [experiência]/experiencia-compartilhada/o-que-o-mestrado-significa-para-mim/)? Essa clareza vai permitir que a sua candidatura seja mais sólida e competitiva em relação aos demais applications.
- Pesquise diferentes possibilidades sobre onde estudar. Tem certeza que é só a Europa/América do Norte que oferece o que você quer? Tenha sempre um Plano A, B, C…
- Entenda em detalhes como é o processo de admissão da bolsa que você sonha conseguir: saiba como funciona, quais são os requisitos, qual é o perfil de estudantes que eles procuram.
- Crie um plano de preparação acadêmico e financeiro de acordo com o que você escolher. Isso não depende necessariamente de um bolsa, porque às vezes mesmo conseguindo uma bolsa você vai ter que lidar com um orçamento apertado.