Como o Formação Global pode me ajudar a estudar no exterior?
“Entender melhor o que seria estudar no exterior” é fundamental para decidir se é isso mesmo o que você quer. Os consultores do Formação Global prezam por um approach pragmático (“expectativas x realidade”) e estabelecem um diálogo para tentar entender o seu propósito de estudar no exterior. A nossa equipe multidisciplinar reúne muitas experiências sobre realizar graduação, mestrado e doutorado fora do Brasil e por isso somos capazes de te auxiliar com tudo que você precisa para ser aprovada(o) numa instituição de renome. Podemos esclarecer suas dúvidas em detalhes porque muito provavelmente o consultor já esteve na sua posição há anos atrás e enfrentou as mesmas dificuldades.
O primeiro passo no Formação Global é de caráter subjetivo. A Consultoria Internacional começa com a Etapa Vocacional, conduzida por uma psicóloga. Antes de uma interferência externa (dos nossos consultores), é necessário que você reflita o que estudar no exterior significa para você e quais são as suas aspirações de vida. Só você pode dizer qual é a dimensão desse sonho para você, qual o peso dessas escolhas e a razão de fazer tudo isso.
Isso culmina em um desenvolvimento de perfil que será analisado minuciosamente pela nossa equipe. Na primeira aula com os nossos consultores (Etapa Institucional), você terá a chance de discutir tudo que ainda está “nebuloso” na sua mente. Estudar fora - e se preparar para isso - é complexo sim, mas os nossos consultores irão trabalhar todos os pontos com você e identificar quais são as escolhas mais alinhadas com o seu perfil. Isso é feito à luz de uma metodologia estabelecida ao longo de mais de cinco anos e experiências agregadas (dos consultores e dos vários alunos que já passaram pelo Formação Global). Podemos tornar o caminho das pedras menos difícil para você.
O que é estudar no exterior, afinal?
Em poucas palavras, estudar no exterior é um investimento na sua carreira; portanto, é necessário avaliar qual é o risco e o retorno (curto-médio-longo prazo) desse investimento para você, lembrando que existem diferentes tipos de investimento.
Precisamos também contextualizar isso na sua área (ex. se você quer se especializar em um assunto que possui abrangência limitada ao âmbito brasileiro, digamos, processo civil puro, é melhor ficar no Brasil; ou você precisa ter a perspectiva de que as ferramentas que você vai adquirir no exterior serão acessórias e você vai ter de transpor isso enquanto lições de Direito Comparado). Temos um núcleo de consultores especialmente forte na área do Direito e asseguramos que a nossa equipe é altamente capacitada para guiar estudantes que buscam uma formação internacional nesse âmbito.
Uma vez que a parte do que é o investimento para você esteja bem definida, a Etapa Institucional serve para delimitarmos as possíveis instituições e programas internacionais que “casam” com as suas aspirações. Te guiamos por todo esse caminho da escolha de de onde aplicar e, uma vez que tenhamos definido o escopo de applications, passamos para a Etapa Documental: nossos consultores te ajudam com toda a parte do como aplicar com aulas bem didáticas sobre o que fazer e não fazer, revisando os seus materiais (ex. CV, Carta de Motivação e Carta de Recomendação) e focando especificamente nos problemas que você precisa melhorar. Vamos aprimorando o material até chegarmos na melhor versão possível do que você apresentar, considerando os seus deadlines.
Você quer saber mais como esse acompanhamento funciona? Leia sobre o processo de correções.
A Consultoria Internacional costuma ter duração de seis meses a um ano, de acordo com um cronograma organizado pelos consultores na Etapa Institucional. Isso garante que você cumpra o seu objetivo de submeter uma candidatura internacional bem feita a tempo. Nossos consultores estabelecem uma série de “deveres de casa” para que você tenha de apresentar resultados constantes e não “abandone as pontas” no meio do caminho. Com o Formação Global, você não se sentirá sozinho para realizar esse projeto de vida de estudar no exterior.